quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Origem do heavy metal

O heavy metal (muitas vezes referido apenas como metal) é um gênero do rock que se desenvolveu no final da década de 1960 e no início da década de 1970, em grande parte, no Reino Unido e nos Estados Unidos , tendo como raízes o blues-rock e o rock psicodélico. O gênero foi muito popular nos anos 80 e atualmente tornou-se bastante segmentado, porém não menos importante, já que possui legiões de fãs em todo o mundo, independentemente do espaço ocupado em rádio e mídia em geral. O Allmusic afirma que "de todos os formatos do rock 'n' roll, o heavy metal é a forma mais extrema, em termos de volume, e teatralidade".

As primeiras bandas a esboçar a forma musical que posteriormente seria chamada de heavy metal foram Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath, que levaram a outro patamar as inovações técnicas iniciadas por Jimi Hendrix. Dentre suas principais contribuições, fizeram constante o uso do timbre saturado e distorcido dos amplificadores, das cordas graves da guitarra para a criação de riffs e a exploração de sonoridades em tons menores, que davam um ar sombrio às composições. O acompanhamento da guitarra colada ao baixo e ao bumbo da bateria, vocais agudos e dramáticos e letras de teor mórbido ou cruel foram, também, aos poucos, sendo incorporados. Sobretudo a essas novidades, tais bandas não podem ser consideradas puramente heavy metal, por conta de outras influências vigorosamente encontradas em sua discografia, como jazz, folk, country e música erudita. Ressalta-se também que essa grande diversidade musical permitia a condição de solista a cada um de seus instrumentistas. Além disso vinculam-se ao final dos anos 60, época de grande liberdade criativa, em que o blues rock flertava com novos horizontes e o mercado musical encontrava-se em franca evolução, ainda longe de pré-conceitos ou dogmas comerciais. Pode-se, ainda, creditar à Alice Cooper, pioneiro na utilização de elementos teatrais em suas apresentações, como maquiagem, guilhotina, cobras e adagas, a inspiração para o visual posteriormente adotado por muitas bandas de metal.

Entre meados da década de 1970 e início dos anos 80, coube à banda Judas Priest catalizar as influências acima descritas, dando a forma definitiva ao gênero, da maneira como o conhecemos hoje, suprimindo muito da influência do blues presente nas inovações do trio Zeppelin / Purple / Sabbath e introduzindo outros conceitos, como duas guitarras extremamente distorcidas, linhas melódicas inspiradas na música erudita e vocais operísticos, abusando dos registros agudos. No conceito visual o Judas Priest também inovou. Influenciado pela onda do punk rock, passou a utilizar roupas pretas, jaquetas em couro com detalhes rebitados e uma moto Harley Davidson, que na turnê do álbum British Steel, terminava chicoteada ao final da apresentação. Na mesma época, também influenciado pelo punk rock, o Motörhead introduzia agressividade e fúria às linhas da bateria, utilizando pedal duplo nos bumbos, contrabaixo distorcido e vocais guturais. Outras bandas seguiriam pelo mesmo caminho, proporcionando o surgimento da "New Wave of British Heavy Metal", que teve como maior expoente o Iron Maiden, cuja contribuição ao gênero se deu em função das brilhantes capas de seus discos e da imensa parafernália visual de seus shows, chegando ao auge em 1985, como a principal banda do planeta, na turnê do álbum Living After Death. Com a imensa projeção do gênero nos anos 80 diversas bandas passaram a ser consideradas heavy metal, ainda que estivessem mais orientadas ao mercado pop, como Van Halen e Bon Jovi. A grande legião de fãs no mundo todo é conhecida por "metalheads" , "headbangers" , ou "metaleiros", como passaram a ser chamados pela imprensa brasileira após o Rock in Rio de 1985.

Durante a década de 1980 o glam metal tornou-se uma grande força comercial, com grupos como Mötley Crüe, já o Underground produziu cenas mais extremas e estilos agressivos, como o thrash metal, que trouxe à luz bandas como Anthrax, Megadeth, Metallica e Slayer, enquanto outros estilos como o death metal e o black metal permaneceram como fenômenos da subcultura do metal. Nos anos 1980 surgiu ainda o power metal, com as bandas Helloween e Blind Guardian.

Desde a metade da década de 1990, outros estilos surgiram, como o alternative metal e outras vertentes, como industrial metal, rap metal e nu metal, incorporando elementos do hip hop e do funk. Já metalcore combina hardcore punk com metal extremo e o metal progressivo melódico é o estilo que mais vêm se firmando em vários países, especialmente no Brasil, como gênero mais popular, em função da grande influência exercida pelos norte-americanos do Dream Theater sobre diversas bandas brasileiras.
Fonte:http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Heavy_metal
Entre as bandas sitadas o black sabbath é um ótimo exemplo da origem do heavy metal
Música ícone do heavy metal
Black sabbath - black sabbath : http://m.youtube.com/watch?v=1t24PsZxohY

Nenhum comentário:

Postar um comentário